Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito." (Juízes 14:5-6)
Deus mandou aquele leão para que Sansão o matasse, porém aconteceu que "E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel. E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão." (Juízes 14:8-9), observe que quando ele voltou, Sansão se apartou do caminho para ver o leão morto, e lá estava o favo de mel; agora me responda uma coisa: Quem colocou aquele favo de mel no corpo do leão? Será que foi Deus? Tenho certeza que não! Mas foi o próprio diabo, porque ele sabia que: "Todos os dias de sua consagração para o Senhor, não se aproximará de um cadáver" (Números 6:6), o diabo armou uma cilada para Sansão, pois sabia que ele não podia se aproximar de um cadáver. Aquele leão representava um problema já vencido por Sansão, não havia a necessidade de Sansão voltar para vê-lo, uma vez que já o havia vencido, e fazendo assim ele se apartou de seu caminho com Deus, (Juízes 14:8), e assim muitos servos, principalmente jovens, tem se apartado do caminho, olhando para trás, para o passado, e vêem naquilo que outrora os afastava de Deus um favo de mel, ou seja, quando olham para a prática do pecado em que viviam começam a se fascinar com o prazer, a satisfação dos seus desejos, e quando menos esperam já estão enredados no pecado, e o voto que essas pessoas tem com Deus é quebrado, o voto da Consagração da vida (Nazireu) para Deus.
3º ERRO: Este último erro foi fatal para Sansão, resultou na quebra total do seu voto com Deus, pois o seu coração já estava longe de Deus, o seu coração já pertencia a Dalila, ela se apossara do seu coração, ela, instigada pelo diabo, levou-o a desvendar o segredo de sua grande força, que estava nas sete tranças da sua cabeleira, ou seja, na sua comunhão com Deus. Usada pelo diabo, ela o seduziu e cortou-lhe o cabelo, e Sansão perdeu a força que havia nele: "Então Dalila fez dormir a Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem mandou-lhe rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força" (Juízes 16:19)
Eu creio sem dúvidas ser a sua cabeleira, a representação da sua comunhão com Deus, as sete tranças são os sete Espíritos de Deus (Isaías 11:2) motivo de Sansão perder a sua grande força quando foram cortadas.
Depois que perdeu a sua comunhão com Deus, a primeira coisa que o diabo fez foi tirar a sua visão: "Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere." (Juízes 16:21) porque está escrito "Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça." (Números 6:5).
Dalila (diabo) insistiu por várias vezes, até descobrir-lhe o coração, assim o diabo tem atuado perseverantemente na busca incessante de derrubar os servos de Deus, e como Sansão foi persuadido por Dalila, é lamentável o número de jovens, membros, obreiros, pastores, que tem se deixado persuadir pelas propostas do diabo, oferecidas pelo mundo, que ilusoriamente vem abrilhantando os olhos de muitos cristãos.
Entretanto, por amá-lo tanto, Deus deu-lhe várias oportunidades para ele se arrepender, primeiro quando ele bebeu bebida forte, reconsiderando o seu Amor por ele, depois errou novamente se aproximando de um cadáver, ainda esta vez o Senhor o reconsiderou, mas quando ele revelou o segredo de sua força... Poxa! Era a sua comunhão com Deus, contudo, de imediato o seu voto com Deus foi quebrado. É triste saber que muitos trilham caminhos semelhantes ao de Sansão, por isso é que em Sua palavra Ele diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes de vida" (Provérbios 4:23). Deus abençoe.
De fé em fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário