"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bispo Renato: SEJA HOMEM!!! FINAL


Gostaria de compartilhar cinco lições que ao longo da minha curta vida, até aqui aprendi , tendo como exemplos homens, mulheres, situações, conselhos, experiências e, sobretudo, vida com Deus que o mais importante, essencial e infinitamente indispensável, para que um homem possa se tornar um "homem de valor", além da mais inportante de todas as lições que é ser um homem de Deus, ter vida, comunhão e relacionamento com o Espírito Santo, vou fazer uso de cinco pensamentos, de cinco grandes nomes da história da humanidade para expressá-las:

"Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor."  (Albert Einstein)
 Antes de buscar a admiração dos outros, busque fazer com que você venha valorizar-se a si mesmo... Nunca se esqueça de duas coisas: ser um homem bem sucedido é um estado variável e de admiração inconstante, contudo, ser um homem de valor é um dom, e dons são divinos e eternos, porque vem de Deus e são alcançados pela obediência à Sua palavra, e podem ficar com você até o encerramento do ciclo da sua vida neste mundo, portanto, seja um homem de valor.
 
"Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas." (Voltaire)
As respostas são opções de escolha do nosso pensamento, são dadas de acordo com experiência, impulso, situações semelhantes, conhecimento etc., as respostas são como várias ruas de uma cidade, geralmente, há várias opções para se chegar a um determinado lugar, entretanto, as respostas, geralmente são feitas de acordo com a corrente de pensamento da pessoa, às vezes, é mais fácil conhecer uma pessoa por suas perguntas do que por suas respostas, as perguntas revelam mais do conteúdo que há dentro da pessoa, geralmente, perguntas são elaboradas de acordo com o interesse e objetivo da pessoa que as fazem, as respostas são mais impusivas ou opcionais. Meça, parcialmente, os objetivos, espiritualidade e caráter de um "homem ou mulher de Deus" pelas perguntas que fazem, quantos mais perguntas fazem, mais fácil é conhecer o conteúdo da sua mente e espiritualidade.
"O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros." (Confúcio)
Um homem de caráter não culpa os outros pelos seus fracassos, ainda que ele seja injustiçado, ele luta por dar a volta por cima, Deus deu ao homem capacidade para superar as situações mais adversas da vida, é só você ler a Bíblia, ou então, podemos comprovar essa afirmativa de acordo com a história de vida, de alguns grandes nomes da atualidade, a humildade e o contra-ataque são a reação de um homem de valor nos momentos de adversidades.
 
"Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!" (William Shakespeare)
Um homem macho age como um animal, estupidamente e de maneira precipitada, sem domínio próprio, geralmente, se comporta de maneira insensata e adversa à situação, entretanto, o homem de valor é sensato e equilibrado, age com a cabeça, com a fé inteligente, é como um camaleão, sabe a postura que deve assumir de acordo com cada circunstância. Equilíbrio, coragem e sensatez são a sua beleza natural e espirutual.

"Deus deu ao homem dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos." (Sabedoria Oriental)
Embora, tenha uma opinião, quero comentar este último pensamento utilizando uma direção do próprio Criador, de acordo com a Sua palavra: "Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva. Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce. Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento." (Tiago 3.5-17). Quem objetiva ser um grande homem de valor, tende a "aprender" a "aprender", diferentemente do macho que acredita ser auto-suficiente ou retardado demais, o homem de valor é estimado por sua capacidade de observar e filtrar o que observa, ouvir e filtrar o que ouve, e por expressar o seu valor por meio de suas atitudes, sendo assim, tardio no falar, e mesmo quando abre os lábios e destila suas poucas palavras, essas são como refrigério e direção para aqueles que as ouvem, suas poucas palavras são justificadas por seus feitos e atitudes. Deus abençoe a todos.

"À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem." (Andrew Carnegie)


                                  De fé em fé 


Nenhum comentário:

Postar um comentário