"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

domingo, 25 de setembro de 2011

Ponte ou Farol? Depende do que está dentro de você


   Um Farol ou uma Ponte? Quais das duas coisas você é para Deus? O que você pretende ser? O que está disposto a ser? Você quer ser o que Deus quiser que você seja? Como saber o que Ele quer de você? Como você espera que Ele lhe mostre a Sua vontade para sua vida? Como saber se você é um Farol, ou se é uma Ponte?
Antes de tudo vamos analisar o que quer dizer ser farol  e o que quer dizer ponte.

   Um farol é uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, dotada de um potente aparelho óptico (fonte de luz e espelhos ou reflectores), cujo facho de luz é visível a longas distâncias. Utilizados desde a antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terras que irrompam pelo mar adentro. Ou seja, é um instrumento de advertência e orientação, serve para avisar sobre obstáculos e perigos que não se podem ver, a exemplo das pessoas que sofrem nesse mundo pela falta de Jesus em suas vidas, por falta de uma luz que lhes oriente e preencha o vazio que há em seu coração, das quais muitas vêem como única solução tirar a própria vida, no entanto, apenas um farol espiritual, iluminado e divino para orientá-las a sair dessa escuridão, comparo esse farol aos obreiros, evangelistas, jovens e membros que possuem o brilho do Espírito Santo dentro de si, pessoas usadas por Deus para orientar e ajudar tais pessoas aflitas, são preciosos instrumentos nas mãos do Senhor Jesus, na Sua sedenta busca por almas.
   Entretanto, embora essas pessoas sejam cheias do Espírito Santo,  e brilhem como um farol nas trevas nas mãos do Senhor Jesus, sejam extremamente importantes, há algo que vai mais além chamada "Ponte", um tipo único de pessoa, como uma espécie em extinção, um tipo de pessoa nem tanto valorizado, que levam uma vida sem um brilho próprio, pessoas que são como uma ponte, abrem mão da própria vida por algo que parece "loucura".
   Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se apelidar de viaduto. Uma pessoa cujo ministério é  dedicado ao altar, podemos compará-la à uma ponte, esse tipo de servo de Deus, são pessoas que não costumam simplesmente "brilhar" para orientar e ajudar pessoas aflitas, não são como os faróis que brilham apenas quando escurece ou em determinado dia e horário, são pessoas mais ousadas no seu espírito, pessoas que não são apenas valiosas, são indispensáveis, uma ponte nunca descansa ou é guardada, faça chuva ou faça sol tem que estar ali, sempre na ativa, não importa a tempestade, o furacão, a chuva, o frio, a neve ou o sol escaldante que esteja em ação, tem que estar à disposição para resgatar pessoas de um lugar para o outro, uma ponte não apenas orienta uma pessoa, ela vai buscá-la, seja lá onde ela estiver, ela passa por cima das águas, passa por cima dos vales fechados e tenebrosos, passa por cima de todo e qualquer obstáculo, uma ponte parte pro resgate corpo à corpo, não tem essa de ficar só olhando e brilhando para orientar, embora, seja importantíssimo a função dos faróis, mas a ponte ela parte pra cima de tudo e de todos, não tem medo de nada, é firme e intrépida. Portanto, é dessa forma que vejo aqueles que tem a coragem e ousadia de abrir da mão do próprio bem estar, pelo bem estar das almas sofridas...  Me arrepio escrevendo essas palavras, no íntimo o meu espírito se comove, se fortalece, com toda sinceridade é uma experiência impetuosa e vislumbrante, graças à Deus posso falar isso com propriedade.
   A Ponte é mais ousada, atrevida, entregue, ela se mete no meio das águas em fúria em aliança com os furacões, desafia as alturas e as feras dos vales, enfim, desafia tudo, isso,caro leitor, é ser uma ponte, no altar há ímpeto, há fúria, há resgate corpo a corpo, há coragem, há entrega, há bonança, há paz, há satisfação, é um ciclo espiritual sem fim, porém, galardoador... Galardão! taí uma coisa que enche os olhos daqueles que vivem no e do altar, pontes espirituais da fé e do amor, não me faltam palavras para discernir tais pessoas, independente de qualquer coisa, são pessoas incríveis, ainda que algumas não cuidem da sua estrutura e caiam, as fortes são indispensáveis aos olhos de Deus.
   Agora, como saber o que você é? Se Farol ou se Ponte? Bem, a resposta é: Você é o que estiver disposto a ser de todo o coração e entendimento, Deus escolhe os que se dispõem, aquilo para o que você se dispor, isso você será, quando Ele escolhe uma pessoa para um talento (ponte ou farol), depende da disposição dela, se eu sou obreiro, jovem, evangelista ou membro, não é porque Deus me escolheu para isso, é porque eu me dispus a ser isso, a excessão daquelas pessoas que se converteram tarde demais ( há pessoas com muita idade que daria absolutamente tudo para ser jovem, para servir à Deus no altar, como ponte), se porventura, eu sou pastor, bispo ou esposa de um tal, é porque eu me dispus à isso, é o que eu quero, a excessão também daqueles que inventam o que não existe dentro de si, obreiros que vem tentar ser pastores ou para agradar terceiros, isso ai não é dispor-se (na próxima postagem vou dizer o que é se dispor, para Deus), isso é emoção, inventar, brincar com a própria vida, contudo, Deus não desceu do céu para me chamar para o altar por exemplo, eu que me dispus de todo o coração e entendimento e lutei para Ele ver que eu poderia ser útil para qualquer propósito que Ele precisasse ou designasse, talvez eu até visasse outros propósitos, mas não me dispus para os tais e Ele viu isso, ou melhor, Ele vê isso. Davi se dispôs a defender o seu povo e honrar o nome do seu Deus quando se ofereceu para desafiar Golias, foi ele quem quis ir, não foi Deus quem mandou, Davi se dispôs e Deus honrou a disposição dele; fê-lo rei e guia espiritual do Seu povo, é assim amigo(a) leitor(a) que funciona, não adianta dizer que Deus tocou ou deixou de tocar no coração, isso não é coerente pra Ele, você é ou será, o que deseja dar pra Deus, dependendo do seu desejo de dar e receber, você saberá o que você é ou será, Farol ou Ponte. Um pastor de Deus é o que é, porque ele, por mais que esse não fosse o seu sonho de consumo (ser pastor), se dispôs a servir à Deus incondicionalmente, e como a seara é grande e os trabalhadores são poucos... Deus não é de desperdiçar oportunidades, não é verdade?! A sua disposição perante Ele responde todas respostas feitas nesta postagem. Seja lá o que você queira pra sua vida, se disponha primeiro em ser aquilo, e concerteza você será, não tenha dúvida. Deus abençoe.


                                                                        De fé em fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário