"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

quarta-feira, 18 de maio de 2011

TERÇA-FEIRA À TARDE


  Hipocrisia: Um demônio cauterizado

   O fracasso espiritual tem sido o motivo da depressão e frustração de muitas pessoas frente aos problemas que enfrentam, principalmente, os de ordem emocional e ministerial. Tenho acompanhado casos de pessoas que mesmo sendo da igreja há muitos anos têm sido abaladas por estes males, devido aos seus problemas e, como se não bastasse tem afetado outras pessoas que na intenção de ajudar vem se prejudicando. Contudo, isso é fruto de sua baixa espiritual, por não ter tido um Encontro com Deus, até conhecem  a verdade, no entato, não querem pagar o preço, não querem mudar, não lutam por alcançar isso, o que fazer por estas pessoas? Sim, porque se analisarmos é completamente diferente da pessoa que não conhece a realidade da palavra de Deus, esta última necessita muito da Sua Palavra e da ajuda dos Seus servos, mas a outra conhece o caminho a ser trilhado.
    Numa tarde de terça-feira duas senhoras chegaram na igreja, uma delas chorava desesperadamente, estava depressiva e, era “membro” da igreja há mais de dez anos, pedi que ambas tomasse assento, e fiquei observando aquela senhora, uma vez que eu a conhecia bem, afinal, era membro da igreja, entretanto, nunca havia tido um Encontro com Deus, tinha hábitos que mostravam isso, nos cultos sempre era a última a chegar e a primeira à sair, embora morasse perto da igreja, sempre aos quinze primeiros minutos da reunião interrompia a respeito da hora avançada ou com palavras desnecessárias, acredito que nem a Santa Ceia ela levava muito a sério, enfim, não havia temor. Então, ela foi parando de chorar e histérica disse: “pastor me ajude pelo amor de Deus! Meu marido vai fazer isso e aquilo outro! Eu estou doente! Eu vou morrer!” (Uma vez que o seu esposo havia há muito se afastado da igreja por causa do comportamento dela). A outra senhora, sua amiga, cristã de outra denominação, percebi estar muito apreensiva diante daquela situação, estava bastante aflita. Então lhe disse: “A senhora sabe melhor do que eu porque está passando por isso, sempre venho advertindo a senhora sobre a necessidade da senhora mudar, tem buscar Nascer de Novo, a senhora conhece muito bem a verdade e sabe do que estou falando, sabe o caminho que tem que trilhar pra alcançar esse Novo Nascimento, busque sua libertação, seu marido é bom homem e a senhora sabe que conheço ele, leve Deus à sério a partir de hoje...” enquanto eu a aconselhava ela me interrompeu, parecendo que aquela depressão e desespero havia sumido e com um sorriso irônico, bem calmamente me disse: “pastor ore na minha cabeça, pois estou com fome e, quero ir pra casa comer.” Veja que não havia nela o interesse numa mudança, detalhe, todos os dias quando ia à igreja pedia sempre essa mesma oração, entretanto, nunca abria, literalmente, o seu coração, fez aquela cena toda, mas no fundo ela sempre soube que o problema estava dentro dela, não queria abrir mão daquela sua personalidade carnal, não queria Nascer de Deus, ela conhecia a verdade muito bem e sabia exatamente o que fazer para mudar aquela situação, contudo, não queria largar a “velha natureza”, por outro lado, diante daquela atitude hipócrita a senhora que a acompanhava ficou estarrecida com a sua mudança repentina de semblante, sem entender aquilo que havia acontecido.
    Portanto, se a pessoa se sente mal, tudo dá errado em sua vida, sabe que precisa mudar e não muda, conhece a realidade da Palavra de Deus e não pratica, não busca uma transformação, sim, porque Deus ajuda, mas a atitude parte da pessoa, enfim, ela pode chorar, sensibilizar todo mundo para que tenham pena dela, entretanto, o Nascido de Deus não se deixa enganar por causa do discernimento do Espírito Santo e sabe que Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara"(João 8:32). Na realidade, o que existe dentro dessas pessoas é um espírito de hipocrisia cauterizado pelo tempo na sua mente e coração e, este ninguém pode tirar, exceto a própria pessoa por meio do Encontro com Deus. Quem nasce do Espírito é espírito e tem no seu caráter os frutos DELE, está sempre submetida à condição de servo e o brilho da glória de Deus resplandece através dela, além do reflexo disso nas demais áreas da sua vida, não há aquela hipocrisia farisaica, pelo contrário, a natureza de Deus é evidente através do sincero de coração. 


Deus abençoe.

                                                               De fé em fé


                                                                Lima Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário