"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Árvore de bons frutos? Tem que fazer sentido!


“Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos dos espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6.43-45

    Qual tesouro, amigo leitor, você tem cultivado no seu coração? Quais tem sido os seus planos e objetivos? Dada a sua condição de servo, que frutos você tem produzido para o reino de Deus?

    A qualidade do fruto de uma determinada árvore se dá pela qualidade da terra sobre a qual está plantada e da água absorvida. Assim também a nossa vida e o nosso ministério são resultado do que tem sido absorvido e cultivado dentro do nosso coração. Todo nascido de Deus está apto e inclinado para servir ao seu Senhor, é algo exclusivo da sua natureza espiritual, pois quem é salvo quer salvar. Acontece que muitos “servos” têm abdicado dessa natureza espiritual, estando, demasiada e/ou ociosamente, preocupados com os seus próprios interesses, objetivos e planos de vida, onde sua condição de servo tem sido pouco lembrada.

    Servir a Deus não significa ser bispo, pastor, obreiro e etc., pois há muitos que possuem um desses títulos eclesiásticos, mas que, no entanto, não assumem a posição de servo que deveriam assumir, alguns tem se portado como mercadores da fé, outros, por sua vez, são servos apenas na teoria, possuem um título, uma família, um testemunho e até um bom caráter, entretanto, são os frutos que caracterizam o verdadeiro servo de Deus, é como o Senhor Jesus destacou “pelos frutos se conhece a árvore”.

   Como posso dizer ser um servo de Deus e não dar frutos? Muitos têm vivido esse dilema porque o Espírito Santo não tem sido o soberano tesouro no seu coração. O grande tesouro do seu coração é aquilo para onde a maioria dos seus pensamentos e desejos têm estado voltados.

   Se você diz ser um servo de Deus tem que estar ciente de uma coisa: Você tem que produzir frutos. Talvez você seja uma pessoa que trabalha e estuda muito, tem filhos pra criar, família e casa pra cuidar, no entanto, as lutas do nosso cotidiano são necessárias para nos transformar em servos valorosos, de renome diante de Deus e até dos homens, observe a condição desfavorável em que lutavam os três valentes de Davi, contudo, venceram e os seus renomes continuam intactos e eternos. Aliás, até mesmo uma árvore para produzir frutos sofre com o calor do sol, com o frio da noite, com a chuva, com as ventanias e etc., entretanto, permanece ali firme e perseverante, produzindo seus frutos no seu devido tempo.

   Contudo, para que você produza frutos é preciso cultivar a vontade de Deus em seu coração, faça d’Ele o seu Tesouro Maior e Inestimável. É como uma vez ouvi um homem de Deus falar: “Quem pensa no próximo, pensa como Deus”. No entanto, isso exige da nossa parte: Atitude, assim como foi exigida atitude dos servos na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30). 

Amigo leitor, o Espírito Santo tem prazer de investir naquele que produz fruto para o seu reino, já com respeito ao que não produzem, paciência. “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” (João 15.2). Se você tem andando triste, desanimado na Obra de Deus ou preocupado demais com seus próprios interesses, ou seja, sente-se impotente e imprestável, então seja agora mesmo lavado, renovado e revigorado em o nome do Senhor Jesus, pela Sua palavra: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3). Deus abençoe.

           
                                        De fé em fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário