"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

sábado, 21 de abril de 2012

Buscando Da Forma Correta



Disse Deus: "Buscar-me-eis e Me achareis, quando Me buscares de todo o vosso coração."

    Ou seja, busque a Deus em tudo na sua vida e em todas as áreas. Muitos não conseguem ser feliz porque buscam as bençãos e conquistas pensando apenas em satisfazer os seus próprios interesses e desejos do coração, em vez de buscar glorificar e chegar a Deus através de tais coisas, é como Ele diz no versículo acima.
    Por exemplo, se uma pessoa quer ser feliz sentimentalmente, ela não tem que buscar, meramente, uma pessoa de Deus (tem muitos que parecem ser o que não são), mas tem sim, que buscar a Deus de todo o coração numa pessoa. Não se trata de buscar algo ou alguém, mas trata-se de buscar o Senhor Jesus nesse algo ou alguém. Se for algo busque para a glória direta d'Ele. Se for alguém busque o caráter, objetivos e o fruto "natural" do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23). Medite no versículo acima e siga a orientação d'Ele. Deus abençoe a todos.





                                                                 De fé em fé





segunda-feira, 16 de abril de 2012

Árvore de bons frutos? Ser ou não ser, eis a questão!



   Como vimos anteriormente, os frutos são uma das credenciais do servo nascido de Deus. Entretanto, embora todo nascido de Deus tenda a dar muitos frutos, nem todo o que dá frutos realmente nasceu de Deus.
   Exemplo disso são os ex-servos que um dia brilharam na Obra de Deus de forma espetacular, verdadeiros heróis da fé, potentes ganhadores de almas, mas que de alguma forma sucumbiram, vindo a naufragar na fé. Como pessoas tão valorosas e “especiais” puderam naufragar na fé? Qual a explicação para este “suposto” absurdo?

 “Plantaste-os, e eles deitaram raízes; crescem, dão frutos; TÊM-TE NOS LÁBIOS, MAS LONGE DO CORAÇÃO.” Jeremias 12.2

    Na realidade, o que acontece é que não houve um verdadeiro encontro com Deus, ou se um dia houve este encontro a pessoa com o passar do tempo foi perdendo o primeiro amor, talvez não perdeu as primeiras obras, pois estas “podem” surgir ou desaparecer de um dia para o outro. 
   Mas o primeiro amor que é a intimidade da pessoa com Deus, se conquista ou se perde “gradativamente” de acordo com o seu proceder e zelo espiritual, quando este é negativo a pessoa deixa de ter comunhão com Deus e, pouco a pouco vai ficando fria e fraca na fé, diante disso a pessoa começa a olhar para os apelos do coração e para as propostas oferecidas pelo mundo, aquilo vai alimentando suas fantasias até que, por fim, a queda se torna iminente, muito embora quantos aos frutos das suas obras, permaneça frutífera por algum tempo. 

   A princípio, o Espírito Santo não está preocupado com o que você vai fazer para agradá-lO, mas a Sua preocupação é com o que você vai ser, antes de Se agradar com o que você faz, Ele se agrada do que você é:


“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, GLORIE-SE NISTO: EM ME CONHECER e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; PORQUE DESTAS COISAS ME AGRADO, diz o SENHOR.” Jeremias 9.23-24

    Portanto, amigo leitor, não seja como um sepulcro caiado que é belo por fora, mas cheio de ossos secos por dentro. Seja uma árvore de bons frutos, mas que no interior flua a seiva do Espírito Santo. Antes de buscar fazer pra Deus, primeiro seja d’Ele. É disso que Ele se agrada, que tenhamos a cada novo dia, um novo encontro com Ele. Quanto aos frutos, brotarão em conseqüência do que você é. Deus abençoe a todos.      

"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Marcos 8.36                                                         

                                             De fé em fé


A Lei da Causa e Efeito

    Uma vez ouvi um homem de Deus dizer que: “A menor distância entre o querer e o realizar é o sacrifício”. Mas que tipo de sacrifício é esse que evidência a distância entre uma pessoa e o seu sonho? É o sacrifício de negar-se a si mesmo, tomar a Sua cruz e seguir o Senhor Jesus, ou seja, se sujeitar em fazer, incondicionalmente, a vontade de Deus. Jesus disse: “Não há quem tenha deixado pai, mãe, filhos, casa e etc., que não receba já no presente, cem vezes mais”, é exatamente esse o motivo do fracasso de muitos “servos”. No afã de satisfazer os desejos do seu coração, algumas pessoas acabam deixando de fazer a vontade de Deus para fazer a sua própria. E desta, o mais forte dos anseios do coração está relacionado à vida sentimental, onde muitos, despercebidamente, abandonam a sua condição de servo de Deus para se aventurarem em busca desse objetivo "isolado", tornando-se servos de si mesmos. Não que seja errado ser feliz nessa área da vida, afinal, foi o próprio Deus quem disse que “não é bom que o homem esteja só”, entretanto, Adão aguardou algum tempo até Deus enxergar essa necessidade dele, enquanto isso ele prosseguiu servindo ao Senhor administrando a terra que lhe foi confiada, até que enfim Deus o honrou no momento certo. 

     Quanto, porém, àqueles que assumem uma postura inversa à de Adão, estes também tem sido observados pelo Espírito Santo conforme diz as Escrituras:

“Como dispões bem os teus caminhos, para buscar o amor! Pois até às mulheres perdidas os ensinastes...” (Jeremias 2.33).

    Ou seja, Ele destaca o empenho com o qual esse servo se dispõe para buscar o amor, entretanto, considera esse empenho demasiado demais, a ponto desse homem revelar o seu coração a qualquer mulher, devido à sua ansiedade amorosa, abandonando assim a sua condição de servo diante de Deus, e Ele destaca as conseqüências disso quando continua dizendo: 

...Nas orlas dos teus vestidos se achou também o sangue de pobres e inocentes, não surpreendidos no ato de roubar. Apesar de todas estas coisas, ainda dizes: Estou inocente; certamente, a sua ira se desviou de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei. (Jeremias 2.34-35) 

     Portanto, amigo leitor, você nunca será feliz no amor se a sua vida tem se resumido ou priorizado isso, no versículo acima Deus destaca as almas perdidas para o inferno que haviam sido confiadas àquele servo, tudo devido ao egoísmo do seu coração, por isso das manchas de sangue em suas vestes. 
 
    Como tem estado as suas vestes diante de Deus? Ou você tem dito que é inocente do sangue derramado no bairro ou cidade onde mora? Será que, realmente, você tem feito um esforço significativo para salvar essas pessoas? Ou está preocupado demais com a sua própria vida a ponto de estar prestes de revelar os seus caminhos a um alguém qualquer que, “satisfará” os anseios do seu coração?  
     Caro leitor, se você reconhece estar com as suas vestes manchadas ou em falta com a Obra de Deus no que diz respeito às almas, então não se considere inocente, antes, reconheça, se arrependa, se humilhe, busque já a misericórdia de Deus e volte ao “Verdadeiro Primeiro Amor”.  Portanto, sirva a Deus com toda a sua força e confie a Ele todos os seus caminhos. Seja sábio, pois a sua felicidade depende da compreensão da seguinte recíproca: Para toda ação existe uma reação, é a lei da causa e efeito. Quem dá, recebe. Quem planta, colhe. Só depende de você. Onde estiver o seu coração, ali estará o seu tesouro. Deus abençoe a todos.

           “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração”


                                                                                       De fé em fé 



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Árvore de bons frutos? Tem que fazer sentido!


“Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos dos espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6.43-45

    Qual tesouro, amigo leitor, você tem cultivado no seu coração? Quais tem sido os seus planos e objetivos? Dada a sua condição de servo, que frutos você tem produzido para o reino de Deus?

    A qualidade do fruto de uma determinada árvore se dá pela qualidade da terra sobre a qual está plantada e da água absorvida. Assim também a nossa vida e o nosso ministério são resultado do que tem sido absorvido e cultivado dentro do nosso coração. Todo nascido de Deus está apto e inclinado para servir ao seu Senhor, é algo exclusivo da sua natureza espiritual, pois quem é salvo quer salvar. Acontece que muitos “servos” têm abdicado dessa natureza espiritual, estando, demasiada e/ou ociosamente, preocupados com os seus próprios interesses, objetivos e planos de vida, onde sua condição de servo tem sido pouco lembrada.

    Servir a Deus não significa ser bispo, pastor, obreiro e etc., pois há muitos que possuem um desses títulos eclesiásticos, mas que, no entanto, não assumem a posição de servo que deveriam assumir, alguns tem se portado como mercadores da fé, outros, por sua vez, são servos apenas na teoria, possuem um título, uma família, um testemunho e até um bom caráter, entretanto, são os frutos que caracterizam o verdadeiro servo de Deus, é como o Senhor Jesus destacou “pelos frutos se conhece a árvore”.

   Como posso dizer ser um servo de Deus e não dar frutos? Muitos têm vivido esse dilema porque o Espírito Santo não tem sido o soberano tesouro no seu coração. O grande tesouro do seu coração é aquilo para onde a maioria dos seus pensamentos e desejos têm estado voltados.

   Se você diz ser um servo de Deus tem que estar ciente de uma coisa: Você tem que produzir frutos. Talvez você seja uma pessoa que trabalha e estuda muito, tem filhos pra criar, família e casa pra cuidar, no entanto, as lutas do nosso cotidiano são necessárias para nos transformar em servos valorosos, de renome diante de Deus e até dos homens, observe a condição desfavorável em que lutavam os três valentes de Davi, contudo, venceram e os seus renomes continuam intactos e eternos. Aliás, até mesmo uma árvore para produzir frutos sofre com o calor do sol, com o frio da noite, com a chuva, com as ventanias e etc., entretanto, permanece ali firme e perseverante, produzindo seus frutos no seu devido tempo.

   Contudo, para que você produza frutos é preciso cultivar a vontade de Deus em seu coração, faça d’Ele o seu Tesouro Maior e Inestimável. É como uma vez ouvi um homem de Deus falar: “Quem pensa no próximo, pensa como Deus”. No entanto, isso exige da nossa parte: Atitude, assim como foi exigida atitude dos servos na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30). 

Amigo leitor, o Espírito Santo tem prazer de investir naquele que produz fruto para o seu reino, já com respeito ao que não produzem, paciência. “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” (João 15.2). Se você tem andando triste, desanimado na Obra de Deus ou preocupado demais com seus próprios interesses, ou seja, sente-se impotente e imprestável, então seja agora mesmo lavado, renovado e revigorado em o nome do Senhor Jesus, pela Sua palavra: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3). Deus abençoe.

           
                                        De fé em fé

Para que tipo de pessoa Deus olha?

   Como todo servo de Deus, eu sempre tive o desejo de ser muito usado por Ele, sempre quis que Deus estivesse olhando pra mim de uma forma especial, almejava estar cada vez mais íntimo d’Ele, sob Sua constante observação, me espelhava muito em bispos, pastores e obreiros que eu via nessa posição diante de Deus, era notório por causa do sucesso de seus ministérios e do caráter que possuíam, então jejuava bastante, orava bastante, lia muitos livros e a Bíblia, sempre visando chamar a atenção d’Ele, queria ser um herói da fé como aqueles nos quais eu me espelhava.

  Até hoje costumo orar, jejuar, meditar na Sua palavra, mas isso para manter a minha comunhão com o Espírito Santo e assegurar a cada dia a minha salvação (que é de valor inestimável), mas não mais buscando chamar a atenção de Deus para mim, ou promover sucesso no meu ministério (embora, o fato de possuirmos o Espírito Santo dentro de nós, nos dá condições de alcançarmos isso), porque só há um tipo de pessoa para quem Deus olha constantemente, desejoso, preocupado, fixamente, anelando as suas vidas para Si. Eis o tipo de pessoa a qual me refiro:

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da palavra de Deus.” Isaías 66.2

    Quem é o aflito? O doente, o viciado, o miserável, o faminto e todos os que sofrem de males físicos e materiais. Quem é o abatido de espírito?  O depressivo, o suicida, o angustiado, o que vê vultos, ouve vozes e que possuem todo e qualquer sintoma de possessão. E qual é o que treme da palavra de Deus? Além dos citados anteriormente, são todos aqueles que estão perdidos ou iludidos por esse mundo tenebroso, são todos estes como ovelhas que não tem pastor, que anseiam ouvir a voz de alguém que faça cessar o seu sofrimento e dê um rumo feliz para a sua vida.

   Deus jamais se esquece dos Seus filhos, mas você há de convir que os filhos estão seguros no Seu aprisco, protegidos, guardados, seguros e bem alimentados, enquanto os demais que estão a mercê desse mundo são como ovelhas perdidas, feridas, que tremem do frio que o diabo lhes tem imposto. Você já deve ter ouvido falar da parábola da ovelha perdida, se não, leia e irá entender como Deus pensa e age (Mateus 18.10)

    Então, como posso eu sendo filho, chamar mais a atenção de Deus, se a sua preocupação maior são os perdidos?  Eu me fazia a mesma pergunta quando li isto. E essa foi a resposta que encontrei: Em vez de ficar no aprisco de braços cruzados apenas como uma inofensiva ovelha, me tornei um auxiliar d’Ele, buscando conduzi-las a Ele, não como uma ovelha mas como um leão. Porque eu meditava nesse versículo e pensava: “Ora, se Deus tem olhado para estas pessoas, então irei para junto delas, não como um fardo, mas como servo útil, porque se eu ganhar a alma dessas pessoas, vou chamar a Sua atenção para mim.” É assim, amigo leitor, que você pode fazer os olhos de Deus estarem fitos em você, ganhando almas para Ele. Não se trata de, simplesmente, ser obreiro, pastor e etc., se trata de servi-lO de fato e de verdade, ganhando almas para o Seu reino. 

  Não é a toa que Salomão diz em um de seus provérbios: “Porque aquele que ganha almas é sábio”. Portanto, seja sábio e ganhe almas.

Quando uma pessoa recebe o Espírito Santo junto lhe é confiado um aprisco. Então, eu pergunto a você, servo de Deus e quer ser muito usado por Ele, que quer que os Seus olhos estejam sobre si: Como está o seu aprisco? Vazio ou cheio? Quantas almas você já ganhou esse ano ou ano passado? Ou você tem sido um servo padrão como outro qualquer, mais um no meio da multidão? Caro leitor, medite e aja como um verdadeiro servo de Deus, faça a diferença, Ele conta com você.  O que fará a diferença a partir de agora, é a atitude que você irá tomar. Veja o video a seguir e compreenda a situação das pessoas para quem o Senhor Jesus tanto tem olhado. Deus abençoe a todos.

 

                                           

                                                                                                   De fé em fé


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Coração, a fonte da vida


  A palavra de Deus relata que do coração procede as fontes da vida, então a sua felicidade dependerá de onde estiver o seu coração.
  Tenho visto homens e mulheres que se dizem ser de Deus, mas que não realizam a Sua vontade, antes, são guiados pelos impulsos do próprio coração, e este se inclina para os desejos, sentimentos, ansiedades e emoções. E esse é o motivo do fracasso de muitos cristãos, principalmente, na vida sentimental. A questão, caro leitor, é a quem pertence o seu coração.
“Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força.” Juízes 16.15
O que aconteceu entre Sansão e Dalila não é o que temos visto acontecer na vida sentimental de muitos cristãos nos dias atuais? Esse tem sido o motivo do fracasso amoroso de muitas pessoas, a entrega do coração aos sentimentos, desejos e ansiedade. Diante dessas circunstâncias pessoas cristãs tem gostado e até se entregado a relacionamentos com pessoas incrédulas, e quanto a isso o Espírito Santo por meio do apóstolo Paulo diz:
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz  com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” 2Corintios 6.14-15
   Ou seja, é algo que Deus desaprova iminentemente. Então, porque há daqueles que insistem nisso? Por conta de o coração estar naquela pessoa desejada ou na conquista sentimental, a exemplo de onde estava o coração de Sansão quando deixou de fazer a vontade de Deus.
Caro leitor, não é à toa que o profeta Jeremias adverte: “Enganoso é o coração, mas do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9. Se temos que ter a máxima atenção com relacionamentos entre pessoas cristãs, quem dirá com incrédulos, é totalmente inaprópriavel. O nascido de Deus só poderá ter comunhão e harmonia com outro nascido de Deus, doutra feita é como tentar misturar água com óleo, é impossível, pode chacoalhar, mas não vai acontecer.
   
   Caro leitor, analise as palavras de Dalila ditas a Sansão e pergunte pra si mesmo: “Como posso dizer que amo ao Senhor se o meu coração não está com Ele?”
   Agora pare e reflita na sua vida, talvez você encontre o motivo dos seus fracassos e derrotas no amor.
Que o seu coração que seja colocado 100% no Senhor Jesus, para que Ele o faça feliz não só no amor, mas em todas as áreas da sua vida.

“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração”

                                                                         
                                                                                                    Deus abençoe a todos