"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Chamados, mas não escolhidos

Chamados, mas não escolhidos



   Lembro-me quando fiz o vestibular. Preparei-me durante um ano para aquela prova. Estava tenso. Minhas unhas e sabugos eram corroídos por conta do receio de ter perdido tempo e dinheiro.
   Na semana seguinte, o jornal trouxe o resultado. A expectativa de estar entre os aprovados era algo inexplicável. Meu futuro deveria estar naquela pequena lista de aprovados.
    O tempo passou e as inquietações da juventude também. Tenho vivido o futuro pela misericórdia Divina.
   Mas as inquietações daqueles tempos deram lugar a outras muito mais profundas e estarrecedoras. É a lista dos chamados e não escolhidos. Os não aprovados.
    Tenho sentido as dores do apóstolo Paulo, quando diz: “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós…” Gálatas 4.19
    Infelizmente, a lista dos escolhidos de Deus é sempre menor, assim como a lista dos aprovados.
   A vantagem desses é que não dependem de ninguém para serem aprovados.
   Sabe por quê?
Deus nos tem chamado, mas o direito de escolher é, exclusivamente, nosso.
   Nossa aprovação depende de não nos excluirmos. Somente nós somos responsáveis pela nossa escolha.
   Ao submeter nossa vontade à vontade de Deus, estamos nos aprovando para a entrada no Reino dos Céus.
   Essa é a condição para os chamados serem escolhidos para a Vida Eterna.
   A fala do Senhor Jesus não deixa dúvida quanto a isso:
“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7.21

   Que os chamados não se excluam da Promessa Maior do Senhor Jesus Cristo! http://www.bispomacedo.com.br/2011/10/19/chamados-mas-nao-escolhidos/


                                                        Bispo Macedo 



domingo, 16 de outubro de 2011

Até onde vale a pena?




     Há pessoas que um busca da realização de um sonho colocam toda a sua força nisso, participam de campanhas de sacrifício, de oração, de jejum, de propósitos e etc. Porém, algumas dentre elas não conseguem alcançar o que almejam, fazem tudo certinho, mas a resposta esperada não chega, no entanto, porque isso acontece? Porque Deus não abençoa? Porque sacrifico, oro, jejuo e não sou respondido? Por quê? Certa vez o Senhor Jesus disse: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal.” Ou seja, às vezes a pessoa quer muito uma coisa, mas será que é o que Deus quer pra ela? Quando você manifesta a sua fé, você pede o que o seu “eu” quer, ou pede que seja feita a vontade de Deus?

    Isso se aplica a qualquer área da vida, mas vou utilizar uma como exemplo, a vida sentimental. Digamos que eu goste de uma pessoa, então, se eu sou de Deus, espera-se que eu use as ferramentas que Ele oferece em Sua palavra, não é verdade?! Tais como: oração, jejum, materialização da fé e etc. Entretanto, ainda assim não consegui alcançar o resultado esperado. A pergunta é: Porque não fui respondido como queria? Onde foi que eu errei? Afinal, eu dei o máximo de mim! Será que devo esperar em Deus? Será que devo continuar tentando? E agora? O que fazer?
    Muito bem, vou responder da forma que eu agiria nessa situação, segundo o discernimento que tenho a esse respeito.
Primeiro: Não ficaria ansioso, certamente, isso neutralizaria e frustraria a minha fé. Além de correr o risco de perder um Bem Mais Precioso do que aquele que estaria buscando, ou seja, o Espírito de Deus. Perderia a paz interior que é um fruto do Espírito Santo, a ansiedade consome a paz.
Segundo: Se eu estou consciente de que fiz tudo o que deveria fazer, então, não há porque ficar apreensivo, afinal, eu manifestei a minha fé, se for da Sua vontade, Deus irá com todo prazer fazer a parte d’Ele, é óbvio. Caso não aconteça nada...
Terceiro: Caso não aconteça nada, devo continuar esperando ou tentando? Veja bem, não dê tempo ao tempo, dê tempo ao que você crê, ou seja, tudo tem limite, não adianta ficar dando soco no ar, quem se preza ser um homem ou mulher de Deus é sábio (a), trabalha com metas, porém, essas metas são coerentes, afinal, eu não estou construindo a arca de Noé, eu estou investindo na minha vida sentimental. Por exemplo, quanto tempo Isaque levou para encontrar Rebeca? Foram anos? Foram longos meses? Não, quando o servo de Abraão foi-se em busca de uma esposa pra Isaque, não demorou muito. Sabe por quê?  Porque ela era a mulher certa pra ele, veja que ela nem o tinha visto, mas já o amava, não exitou em ir com o servo de Abraão, e momento em que os dois  se viram, logo se identificaram, houve uma compatibilidade, ela soube naquele momento que ele seria capaz de assumi-la, que a faria crescer, Isaque, por sua vez, viu em Rebeca potencial para ser uma boa esposa. Não permita que o tempo se arraste por tempos a fio, às vezes, a pessoa certa já passou por você e você não viu, por estar iludida por uma “paixão disfarçada”, e essa pessoa certa, aqui e ali está passando por você, conversando com você, observando você... Contudo, você está limitando a sua felicidade, já imaginou se Rebeca ou Isaque ficassem na dúvida? Ou se ficassem sempre esperando um alguém perfeito? Ou se ficassem inseguros por causa de alguma coisa ou de alguma experiência? Jacó não teria nascido e a humanidade estaria atrasada no tempo, talvez, você tem deixado de gerar na fé, filhos e filhas de Deus, por causa da teimosia do seu coração. Por outro lado, Jacó encontrou Raquel, porém, teve que trabalhar sete anos para casar com ela, mas trabalhou não para encontrá-la, mas para tê-la por esposa em definitivo, ambos já estavam convictos quanto um ao outro. Portanto, não se martirize, não deixe o tempo passar, tenha equilíbrio, raciocine com a fé inteligente.
Quarto: Você tem que ter consciência de quem você é, e principalmente, valorizar o que há dentro de você. Porque é preciso entender que o Espírito Santo é Único e Especial, ora, se Ele é tão Singular, os Seus filhos também são especiais, ou seja, a pessoa de Deus tem que dar valor ao Que carrega dentro de si. Por exemplo, Deus manda a pessoa certa pra mim, tudo coopera pra o bem, se eu não aproveitar ou rejeitar, eu é quem perdi, eu serei prejudicado e deixarei de ganhar. Caso seja o contrário, quem perde é quem não enxerga que é Deus abençoando-a. Porque se você busca ser uma pessoa conservada, bem dotada e preparada espiritual e mentalmente, então, você tem que valorizar isso. Se você desvaloriza e defasa o seu caráter, então, estará também desvalorizando Aquele que está dentro de você, não se trata de orgulho ou falta de humildade, mas se trata de bom senso e respeito para com o Espírito Santo. Portanto, não sofra por ninguém, siga a sua vida com Deus que Ele vai te abençoar na hora certa, e com a pessoa certa, no entanto, não seja como uma virgem néscia, seja como uma virgem prudente, esteja atenta à ação de Deus na sua vida, tenha discernimento e coragem para assumir o que o Espírito Santo preparou pra você. 
    Portanto, quando é de Deus tudo coopera para o bem, é como aconteceu com Isaque e Rebeca, a compatibilidade era visível e clara, por mais que não quisessem enxergar seria impossível de não se ver. O coração pode tentar esconder usando o medo, o trauma, a dúvida e a insegurança, mas a fé inteligente revela clara e naturalmente por meio das circunstâncias, Deus faz as coisas se encaixarem com perfeição de uma forma inacreditável, é como Paulo disse: “todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a Deus”, quando é a vontade do Senhor Jesus, Ele faz as coisas se encaixarem como uma mão numa luva. Ele é muito Perfeito. Então? Até onde vale a pena resistir ou insistir? Use a fé inteligente. Deus abençoe a todos.

                                                                                              De fé em fé



sábado, 15 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição FINAL



"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

14. Dedicar-se – Além de ser o último significado da palavra “dispor”, é um dos sentidos mais importante vistos até aqui. Dedicação é algo indispensável para aqueles que almejam fazer a obra de Deus, pois envolve empenho, espontaneidade, prazer, zelo, carinho e amor pela obra, e pelas almas, afinal, apenas quem realmente ama servi-LO, apenas os que têm amor pelas almas e pela Sua obra, são capazes de abdicar da sua vida por elas, parcial ou totalmente. Estes últimos, são mais ousados na maneira como se dispõem, são, verdadeiros, malucos da fé, pois abrem mão de tudo e todos para viver em dedicação exclusiva das almas e da obra de Deus.
    Porque há pessoas que são capazes de tomar tal atitude? De onde vem tamanha coragem e predisposição? A resposta é AMOR. Quanto mais uma pessoa se doa e se dá, mais ela passa a amar o que faz. Quanto mais a pessoa se dispor, mais esse amor irá crescer dentro dela, é algo relativo, se ela não limitar a sua disposição em servir, o amor também nunca deixará de crescer, o próprio Espírito Santo se certifica de fazer esse amor se agigantar no seu coração, porque o que Ele mais almeja são pessoas para servi-LO, e de acordo com a disposição de cada uma que encontra, Ele coloca o Seu Amor dentro dela, é como o Senhor Jesus enfatizou: “a árvore que produz bom fruto, o Pai a limpa para que produza mais fruto ainda”. Por exemplo, Deus tinha sete filhos de Jessé robustos, de bela aparência, altos e fortes para assumir o lugar de Saul no reinado de Israel, no entanto, Ele já havia fisgado os olhos no mais moço, o mais franzino e rejeitado, Davi. Davi não tinha do lado de fora aquilo que um rei precisava ter, mas tinha o necessário do lado de dentro, e foi o que chamou a atenção de Deus, a disposição de Davi em glorificá-LO: “... porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (1Samuel 16.7), essa disposição de Davi fez nascer um laço de amor muito forte entre ele e Deus, algo muito intenso, uma relação que levou-o a ser chamado “homem segundo o coração de Deus”, era imensurável o amor de Davi pelo povo de Israel, o cuidado que tinha para que eles não se afastassem de Deus, sem contar o zelo pela obra de Deus, uma vez ele disse pra Deus: “Que o zelo da Tua casa me consuma”, a sua disposição deu origem ao Amor, e deste, se originou a dedicação com a qual ele servia ao seu Senhor. Até o fim da vida a sua preocupação foi com o povo e com o Templo (que mais tarde foi construído por Salomão), na realidade, toda a sua vida foi em dedicação a servir a Deus, é possível constatar a sua disposição e dedicação ao ler o livro de Salmos que ele escreveu, ele se expressa de uma maneira intensa e envolvente.
 Portanto, a dedicação é um tempero especial que o tem que ter, pois significa se oferecer com afeto, consagrar-se, votar-se, pôr-se ao serviço, significa também abnegação, devoção. A dedicação é, infinitamente, importante para Deus, ela expressa os sentimentos e a fé da pessoa que se dispõe para com Ele. Da mesma forma como este é o último sentido da palavra “dispor”, exigida por Deus para aqueles que O querem servir, conforme a promessa feita no início desse texto, assim também a dedicação é a prova real para quem deseja servi-LO, a dedicação fecha como chave de ouro a condição que um servo deve assumir diante de Deus. Portanto, se disponha, e se dedique com toda a sua força e com toda a sua vida em servi-LO, pode ser aparentemente, difícil, no entanto, quem ama de verdade se dedica, não mede esforços para com Deus, quem ama se sacrifica por uma causa maior que sua própria vida, é duro escrever isso, porque é uma realidade na minha vida, não há palavras suficientes para descrever o que é servir a Deus, está muito além da nossa imaginação, contudo, sinto-me honrado por tudo o que Ele fez e tem feito na minha vida e ministério, sinceramente, não tenho do que reclamar, eu tenho tudo o que eu preciso, eu tenho Ele como minha herança, como os levitas O tinham, e nessa fé nós vamos em frente, siga o desejo que Ele colocou dentro de você, se disponha com toda a sua força, tenha como bússola espiritual os sentidos que aprendemos com essa palavra (dispor), assim sendo, vai dar tudo certo em nome do Senhor Jesus. Portanto, o décimo quarto e último passo é “Dedicar-se”. Deus abençoe a todos.  


          “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo.” (João 10.29,  Jesus Cristo)

Dispor: 1. Arrumar, colocar em lugar (res), próprio (os), adequado (os), conveniente (es). 2. Colocar em certa ordem. 3. Estabelecer, prescrever. 4. Predispor. 5. Pôr de acordo, harmonizar. 6. Persuadir. 7. Usar livremente. 8. Desfazer-se (de algo). 9. Ter a posse. 10. Resolver em caráter definitivo. 11. Decidir-se. 12. Dispor. 13. Preparar-se. 14. Dedicar-se.


                                                             De fé em fé



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ponte ou Farol?O Segredo da DisposiçãoPARTE 11



"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).
13. Preparar-se – Quando um servo se dispõe com todas as suas forças para Deus, e o Espírito Santo aprova o seu desejo sincero em querer servi-LO, então, o seu servo entra num processo de preparação. Ao contrário do que muitos pensam, se dispor para servir a Deus não é apenas chegar e dizer: Ah! Eu quero ser isso ou aquilo outro! Não é assim que funciona, por conta desse tipo de atitude é que muitos colocam a mão no arado e olham para trás, ou seja, esse tipo de pessoa não se dispôs, verdadeiramente, pra servi- LO, no entanto, tomaram uma atitude com base numa emoção. Por exemplo, quando uma pessoa se candidata a ser obreiro (a), ela passa por um processo de preparação, são observados: o seu testemunho de vida, os frutos, que comprovam que ela tem o Espírito de Deus, o porque de querer fazer a obra de Deus, qual o objetivo em servi-LO, sua disposição para tal, enfim, durante um determinado período a pessoa é estudada, observada, provada e ensinada. Ou seja, mesmo a pessoa estando decidida do que quer, mesmo estando à disposição para servi-LO, ela tem que se preparar para assumir o seu talento, pois um talento que Deus confia a um servo é de uma responsabilidade inestimável, não pode ser assumido apenas com a força e a coragem, é preciso usar a fé inteligente, a fé que faz pensar e tomar atitudes construtivas. Então, quando um candidato passa por essa preparação, ele será um excelente servo, usado por Deus, um valioso Farol, cuja luz irá orientar muitas almas perdidas, levando-as a Deus. O mesmo se dá com aqueles que querem servi-lO no Altar, embora, para esses o processo de preparação seja mais árduo, intenso e seletivo, a preocupação por parte da direção da igreja é ainda maior com relação àqueles que querem ser uma Ponte Espiritual, que querem consagrar todos os dias da sua vida no Altar de Deus. Entretano, infelizmente há alguns ministros do evangelho que erram ao dar talentos para pessoas despreparadas, emotivas, e não dispostas, estes, na sua maioria, são levados pela amizade, pela aparência, e por tantos outros motivos que buscam o seu benefício próprio, e acabam, não só defasando a obra de Deus, mas também levando essas pessoas a frustrações, quedas, decepções, e em muitos casos, à destruição. Doutra feita, há pessoas que até conseguem alçar o posto de obreiro (obreira) ou até mesmo de pastor (esposa) mostrando algo que não é, ou mentindo no momento que é perguntada sobre alguns dos fatores necessários para servir a Deus, no entanto, cedo ou tarde estes sempre acabam caindo na fé, por não ter se disposto como deveria, os seus frutos e caráter mostram que não foram preparados pelo Espírito Santo. Destes, a maioria age pela ansiedade ou empolgação em fazer a obra de Deus. O servo que sinceramente se dispõe, não fica ansioso, porque o seu objetivo não é um título, uma posição, mas é servir ao Senhor Jesus, embora, ele saiba o quer. Porém, não fica apreensivo, contudo, sabe que no momento certo, vai acontecer o que a sua fé e disposição crê, o Espírito Santo o prepara para que ao assumir o Seu talento, tenha sucesso no seu ministério. Entretanto, como saber que estou preparado (a)? Vou sentir algo? Veja bem, ninguém é chamado para servi-lO estando totalmente preparado, por exemplo, ninguém se torna pastor estando completamente preparado, no entanto, a disposição faz e tem feito toda a diferença, afinal, “Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos”, o que Ele vê na pessoa é o potencial que ela tem. Quando nos dispomos e somos chamados para servi-lO, Ele não nos vê como uma obra-prima, Ele nos vê como uma matéria-prima, O Espírito Santo vê a base espiritual que você possui, ou seja, comunhão com Deus, o espírito de fé e decisão, o amor, a dedicação, a intensa vontade em querer agradá-lO. Tendo uma boa base, o resto Ele providência, Ele molda, Ele lapida, Ele forma, enfim, faz aquele servo amadurecer espiritualmente. Deus chamou a Davi nestas condições, um garoto imaturo, inexperiente, mas que tinha uma boa base espiritual dentro de si, ele era disposto para o que der e vier, era disposto para Deus. Ou seja, quando se fala em “preparar-se”, dentro da palavra “dispor”, essa preparação é parcial e não total, porque é no fogo que se acrisola e prova o ouro refinado, então, esteja sempre pronto para ser lançado no fogo, não exite e nem tenha medo, Deus é com você, se você tem essa certeza vai dar tudo certo, pode ter certeza, você obtém essa convicção de acordo com a disposição com a qual você se doa e se dá para Ele. Portanto, esse é o décimo terceiro passo, “Preparar-se”. Deus abençoe a todos.

"Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..."(Mário Quintana)                         

"Em todas as coisas o sucesso depende de uma preparação prévia, e sem tal preparação o falhanço é certo." (Confucio)

                                                                                                                   

Dispor: 1. Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), conveniente(es). 2. Colocar em certa ordem. 3. Estabelecer, prescrever. 4. Predispor. 5. Pôr de acordo, harmonizar. 6. Persuadir. 7. Usar livremente. 8. Desfazer-se (de algo). 9. Ter a posse. 10. Resolver em caráter definitivo. 11. Decidir-se. 12. Dispor. 13. Preparar-se...



                                                             De fé em fé





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ponte ou Farol?O Segredo da DisposiçãoPARTE 10



"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

11. Decidir-se – A pessoa que se dispõe servir a Deus tem que ter espírito de decisão. Porque é importante para o Espírito Santo, que o Seu servo tenha essa certeza de fé, ninguém consegue confiar numa pessoa indecisa. Você, por exemplo, consegue confiar numa pessoa assim? Não, porque não te passa segurança, da mesma forma Deus se sente diante de uma situação como semelhante, a nossa indecisão mostra que não confiamos, plenamente, na Sua vontade e no Seu chamado para a nossa vida. Portanto, tenha espírito de decisão, como tiveram Josué, Calebe, Ana, Rute, Débora, como Ester que olhou para o que Deus lhe pusera no coração, e arriscou além da coroa real, a própria vida por amor do seu povo quando se apresentou ao rei Assuero para defendê-los, dizendo pra si mesma: “... se perecer, pereci.” (Ester 4.16), contudo, no mais profundo da mente e do coração de Ester havia uma certeza de que tudo iria dar certo, ela foi corajosa e deu tudo certo. O mesmo espírito de decisão Deus espera que você tenha para que Ele possa usar a sua vida, para que você seja incluída na promessa acima, é o que Ele mais almeja fazer. Portanto, tenha espírito de decisão. Este é o décimo primeiro passo, “Decidir-se” (espírito de decisão).

"Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir."( Napoleão Bonaparte )
12. DisporEsse sentido da palavra “dispor” é o mesmo de origem, no entanto, pela tamanha complexidade de sentidos que esta palavra abrange, ela se repete na sua classificação, você tem idéia do por quê? Acredito que o objetivo é não desprender dela os sentidos já assinalados, para deixar claro que ela é o núcleo principal, que os demais sentidos giram em torno dela. Portanto, não se esqueça que tudo o que você leu, acompanhou e ouviu até aqui, engloba o que, verdadeiramente, é se dispor para servi-lO...       
      Medite bem e observe, que Deus é mesmo, infinitamente, Insondável, Ele é incrível em tudo o que FAZ e FALA, embora, pareça tão simples, é ao mesmo tempo tão complexo. Uma palavra tão pequena por fora, mas que por dentro, Ele a torna uma imensa revelação da Sua vontade dentro da Sua palavra, uma palavra tão simples e tão pequena, talvez você seja assim, simples e pequeno, mas Deus tem grandes planos para a sua vida, basta você se dispor com todo empenho e dedicação, e dar ouvidos ao que até aqui Ele tem falado com você. Contudo este é o décimo segundo passo, “simplesmente”, se “Dispor”. Deus abençoe a todos.

"O destino não vem do exterior para o homem, ele emerge do próprio homem." (Rainer Rilke)

Dispor: 1. Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), conveniente(es). 2. Colocar em certa ordem. 3. Estabelecer, prescrever. 4. Predispor. 5. Pôr de acordo, harmonizar. 6. Persuadir. 7. Usar livremente. 8. Desfazer-se (de algo). 9. Ter a posse. 10. Resolver em caráter definitivo. 11. Decidir-se. 12. Dispor...

                                                                                      De fé em fé



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição PARTE 9



"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

10. Resolver em caráter definitivo – O décimo sentido da palavra “dispor” mostra a importância que tem a fé bem definida, ou seja, uma disposição sólida e absoluta. A condição para servir a Deus não é ter braços fortes, ou ser super inteligente, graduado em Teologia, ou um eloqüente conhecedor da Bíblia, e etc., contudo, a força necessária e indispensável, é a força da mente, do espírito, da plena certeza de fé, é como o Apóstolo disse: Cada um tenha opinião(fé) bem definida em sua própria mente.”(Romanos 14.5). Enquanto um servo fica na dúvida ou relutante, o seu ministério fica amarrado, não desenvolve como deveria desenvolver, porque? Porque ele não sabe o que quer de verdade, está sempre pesando os prós e os contra de uma maneira desequilibrada, então, cria-se com isso uma confusão e indefinição na sua cabeça, ele estaciona. Elias viu no povo de Israel esse dilema quando desafiou os profetas de Baal no monte Carmelo: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” (2Reis 18.21), observe que o problema não estava no exterior do povo, mas estava dentro, na mente, entre dois pensamentos, é algo tão contrário a Deus que o povo não conseguiu exprimir uma única resposta, da mesma forma, há muitos servos divididos entre dois pensamentos, e no fundo deles há um acirrado conflito: O que eu vou ser? Será que é da vontade de Deus? Será que vai dar certo? Será que sou capaz? Será que não é o homem? Quer dizer, uma coisa repugnante aos olhos de Deus, uma situação chata de se ver, é só observar quando você vê uma pessoa assim com você, você fica agoniado, frustrado com essa inconstância, agora imagine, como será que Deus não fica. Contudo, quando se refere a “resolver em caráter definitivo”, não quer dizer, tomar atitudes precipitadas, claro que não, entretanto, é estar resolvida quanto ao seu chamado, vejo muitas pessoas que quando são perguntadas acerca do que querem para o seu ministério respondem: “Olha, que seja feita a vontade de Deus”, mas como Deus irá fazer a vontade d’Ele na vida de uma pessoa, se não houver da parte dela “disposição” ou “não estiver resolvida em caráter definitivo”? Não tem como. Porque o Espírito Santo age pela fé, e a fé é uma certeza absoluta, ou seja, a fé inteligente sabe o que quer, ela é quem determina o que vai ser, segundo, a revelação de Deus. Por exemplo, um pastor ou bispo chega para um obreiro ou uma obreira e pergunta: “Você quer fazer a obra de Deus no Altar”? Uns até respondem positivamente, mas não se dispõem para isso, não se entregam totalmente, outros, por sua vez, os que estiverem imbuídos dessa disposição em servi-lO com toda a sua vida, irão responder sem exitar, embora, no fundo, queiram que no fim de tudo seja feita, exclusivamente, a vontade de Deus, contudo, dentro de si estão resolvidos em caráter definitivo, então, eles se dispõem dia após dia, se dando e se doando pelas almas e pela obra de Deus, até chegar o dia em que o chamado de Deus irá chegar ou se consumar em suas vidas de uma forma Sublime, Divina, Inesquecível, "Inesperada" e Única, como nunca houve e nunca haverá um dia como aquele, contudo, antes disso você tem que estar decidido do que realmente quer, ser um Farol, ou uma Ponte de Deus, porque quando você está resolvido(a) em caráter definitivo quanto a sua disposição, então, o servo se torna como uma bala na agulha, e no momento certo o Espírito Santo dará o tiro certeiro, no alvo, o Seu servo é a Sua bala, e quanto mais potente for a bala, maior será o impacto que irá causar no inferno, nesse mundo, na obra de Deus e no Reino d’Ele. Siga o desejo que Deus colocou dentro de você, o seu talento é o seu chamado. Esse é o décimo passo a ser tomado sem meios termos, “Resolver em caráter definitivo”. Deus abençoe a todos.

"Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é     apenas o que os outros pensam que você é."  (John Wooden)                                                                      
                                                                                                                                                                    
Dispor: 1. Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), conveniente(es). 2. Colocar em certa ordem. 3. Estabelecer, prescrever. 4. Predispor. 5. Pôr de acordo, harmonizar. 6. Persuadir. 7. Usar livremente. 8. Desfazer-se (de algo). 9. Ter a posse. 10. Resolver em caráter definitivo... 
                                                             De fé em fé



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição PARTE 8


"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

9. Ter a posse - Esta é a nona classificação ou significado da palavra dispor, condição que segundo a promessa acima, o servo tem que exercer para conquistá-la. Gostaria de usar como base a parábola dos talentos para explicar o sentido de “ter a posse”.
“Pois será como homem um que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.” (Mateus 25.14-15). Aconteceu que, o que recebera cinco talentos ganhou outros cinco, o que recebeu dois ganhou outros dois, então, quando o senhor voltou, apresentaram-Lhe cada um, em dobro os talentos que a eles fora confiado, então: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25.21). Entretanto, o que recebera um talento, vendo que voltara o seu senhor, apresentou-lhe o talento a ele confiado, dando a seguinte desculpa: “...Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.” (Mateus 25.24-27).
    O senhor desses três servos não foi injusto com nenhum deles, muito pelo contrário, deu-lhes responsabilidades segundo a capacidade de cada um. No entanto, será que o interesse daquele senhor estava, simplesmente, em obter números? Será que o seu interesse era, meramente, em que se multiplicassem os talentos? Acredito que não. A revolta daquele senhor tinha como base a maneira irresponsável e relaxada com a qual o servo havia tratado o talento a ele confiado, enquanto que os outros dois, assumiram com todo empenho os seus talentos, não fugiram da responsabilidade, ou seja, tomaram posse de seus, respectivos, chamados. Quer dizer, eles se dispuseram com todas as suas forças. Por isso que dispor também quer dizer “ter a posse”, se você tem ou deseja ter a posse do Espírito Santo, esteja ciente de que junto com Ele vem um talento, uma responsabilidade muito grande, porque o propósito d’Ele não é de ser um manequim espiritual dentro de nós, mil vezes não, há um propósito muito maior e mais importante, que é resgatar aqueles que estão perdidos nesse mundo vil. Entretanto, muitos cristãos vêm enterrando o talento a eles confiado, dizem que querem servi-lO, mas não tem a posse de uma disposição sincera, são relutantes em assumir com toda a força o seu talento, ou seja, são inconstantes na fé, é necessário assumir o seu talento sem relutância, apenas pela fé, é preciso tomar posse do legado que há no seu coração. Por exemplo, quando um evangelista é levantado a obreiro, ele tem que ter a posse daquele talento, tem que ter coragem e disposição para multiplicar o seu talento. Outro exemplo, quando um obreiro se “dispõe” a servir como um pastor, ele tem que ter a posse de uma disposição descomunal, tem que ser homem, ter coragem, ter espírito e ser de Deus, do contrário, ele vai jogar a toalha ou levantar bandeira branca, a obra de Deus é uma guerra real, muito acirrada, se alguém fica em cima do muro, se torna um alvo fácil para o diabo, vai cair feio porque não assumiu o espírito da fé. Em contrapartida, os outros dois servos que, respectivamente, receberam cinco e dois talentos, partiram pra cima, tiveram a posse de suas responsabilidades, não esconderam os talentos, trabalharam forte, cada um de acordo com o seu legado. Para ser usado por de Deus, é preciso se dispor, assumir uma posição de acordo com o seu talento, de acordo com o desejo que arde no mais íntimo do seu ser, não espere que ninguém faça isso, cada um é cada um, Deus não é com os relutantes e inseguros, Ele é com os da fé, os valentes, com aqueles que não vivem para si, mas que vivem em função da vontade d’Ele, que abraçam os Seus talentos como crianças que amam um animal de estimação, cuidam, amam, zelam, não são ociosos e ansiosos, porque sabem que o Pai cuida deles e de suas vidas. É tão evidente, que quando o servo negligente começou a dar desculpa, o senhor não quis saber, disse que se ele não quisesse assumir o talento, então desse aos banqueiros e receberia com juros quando voltasse, ou seja, Deus não se agrada de árvores infrutíferas, é por isso que no fim Jesus diz: “Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, ali haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 25.28-30).
Portanto, para que Ele se agrade de você, é necessário abraçar o chamado de Deus com toda a força, assumir uma postura firme e decidida, ter a posse disso. Enfim, o nono passo é “Ter a posse”. Deus abençoe.
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.”                                     Martin Luther King
Dispor: 1.Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), convenientes(es). 2. Colocar em certa ordem. 3. Estabelecer, prescrever. 4. Predispor. 5. Pôr de acordo, harmonizar. 6. Persuadir. 7. Usar livremente. 8. Desfazer-se (de algo). 9. Ter a posse...

                                                             De fé em fé


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição PARTE 7


"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

     8. Desfazer-se (de algo).Realmente Deus é muito Grande e Inimaginável em tudo o que faz e em tudo o que diz. Veja que a promessa feita acima, está muito além dos privilégios que o ser humano merece de Deus, um privilégio que os Seus anjos, num todo, almejam ter, no entanto, mesmo assim Ele nos dá a possibilidade de alcançá-la e servi-lO, e a condição para isso é, simplesmente, "dispor-se". Entretanto, mais uma vez nos enganamos em considerar isso uma coisa tão simples e banal, como o amigo leitor tem acompanhado ao longo de cada classificação e segmento dessa palavra até aqui. E, como era de se esperar quanto à importância do servo de se dispor, não poderia faltar um significado que exprimisse um dos três segredos do altar (livro: segredos do Altar-Bispo Romualdo), a saber, o sacrifício. O sacrifício é, exatamente, a atitude de se desfazer ou abrir mão de algo, por uma causa maior, na qual se acrecita incondicionalmente e que está acima dos seus anseios, riscos, possibilidades, perdas, dores ou qualquer coisa ou pessoa que se oponha ao seu credo(fé). Portanto, quando um servo, verdadeiramente, se dispõe ou pensa em fazê-lo para Deus, isso implica no sacrifício da sua vida em servi-lO e honrá-lO. Ao contrário do que muitos pensam, servir à Deus não é sempre um mar de rosas ou um mundo colorido, existe época para tudo, pra sorrir, pra gozar dos Seus benefícios e tantas outras coisas boas, é uma maravilha, porém, também existe a época de chorar, de se angustiar, de se entristecer, sabe, quando a gente se dispõe para servi-lO com todas as nossas forças, seja como um Farol ou como uma Ponte, nossa vida passar a ser semelhante à uma roda gigante, uma hora estamos em cima outra hora estamos em baixo, quando estamos em cima é o auge, é uma maravilha, mas, e quando estamos em baixo? Como é que é? Ao meu modo de ver, também é uma maravilha, soberano, lindo e majestoso, a diferença é que em baixo sentimos a dor do sacrifício, é mais árduo, não dá pra ficar rindo, feliz e tranquilo a todo momento, nos sentimos mais solitários nesses momentos, embora, nunca estejamos só; choramos, por nós e pelas pessoas, e tantas outras dificuldades, contudo, nada que possa apagar o nosso brilho e a nossa paz interior, nos tornamos como a clara do ovo, onde quanto mais se bate mais se cresce, e, aquele que ama se dar pra Deus com todas as suas forças, não se intimida porque o sacrifício é o seu prazer, tal pessoa é como Calebe que amava guerrear, lutar, o perigo, que não dá desculpa pra Deus, está sempre ali se dispondo, num bom sentido, "procurando sarna pra se coçar", como Davi diante de Golias, do Leão, do Urso e de exércitos mais numerosos que o dele. Davi parecia um maluco, né?! Mas é disso que Deus se agradava nele, e acredito que ainda Se agrada disso nos Seus servos.
     Observe a disposição de Calabe: "Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu;  quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar."(Josué 1410-11), imaginando esse momento de Calebe, até parece fácil como numa cena de um filme, no entanto, tenho certeza que não foi, o sacrifício para ele era uma realidade, contudo, ele tinha "disposição" para efetuá-lo, estava pronto para tudo e, para arriscar tudo, entre tantos outros exemplos que há em Sua Palavra.   
     Pra Deus o sascrifício é indispensável para aqueles que O querem servir, o sacrifício para Ele é um teste de D.N.A espiritual, uma prova de amor e fé da parte dos Seus filhos, afinal, por qual causa Ele sacrificou o Seu Filho Unigênito? Foi por amizade? Foi por diversão? Foi por satisfação? Não, foi por uma única causa, AMOR. Um fato me faz entender o porque de Deus valorizar tanto pessoas com tal disposição: "E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra." (Hebreus 11.32-38), Ele considera o mundo indgna de tais pessoas, muito forte isso! 
    Portanto, se disponha sem medo pra Deus, não permita que o seu desejo para com Ele seja sufocado pelas satisfações pessoais, tenha coragem para sacrificar ou se desfazer do que tiver que se desfazer, Deus conta com essa atitude sacrificial, use a fé inteligente, você sabe qual é o seu dom, o seu chamado, sua disposição. E sabe porque? Porque foi Ele quem colocou isso dentro de você, sê forte e corajoso. Isso tornará você precioso aos olhos de Deus e, Ele fará o mundo indigno de você, é por isso que o Nascido de Deus vence o mundo. Portanto, o oitavo passo é, Desfazer-se (de algo). Deus abençoe.

dispor.: 1.Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), convenientes(es). 2.Colocar em certa ordem. 3.Estabelecer, prescrever. 4.Predispor. 5.Pôr de acordo, harmonizar. 6.Persuadir. 7. Usar livremente. 8.Desfazer-se (de algo)...


                                          De fé em fé


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição PARTE 6


"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).
    7. Usar livrementeO Espírito Santo não se limita à uma simples declaração ou confissão de palavras para saber quem está realmente voltado pra Ele. Entretanto, para saber quem de fato tem se disposto a servi-lO de todo coração, alma e espírito, Ele prova o servo através da libertade que ele Lhe dá de usá-lo incondicionalmente, isso de acordo com o desejo e talento que arde em seu coração e, de acordo com a voz de Deus que fala suavemente na sua mente, sabe, aquela Voz baixinha, Isolada, quase que imperceptível, que está sempre em conflito com um grande leque de tantas outras vozes que Lhe são contrárias, que tentam ofuscar o Seu brilho, que buscam fazer o som das palavras dessa Voz se perder, em meio a seus gritos de vantagens, sucesso, que fazem alguns servos pensarem tanto em si mesmos, fazendo-as esquecerem de que possuem um Senhor de suas vidas, e com o passar dos tempos, são bloqueadas por estas tantas vozes, de ouvir a voz de Deus, se tornam incapazes de se dispor para Ele, não possuem forças para isso. Evidenciamos isso na liberdade com a qual o Espírito Santo têm usado os seus servos, poucos se dispõem com todas as suas forças, nem para serem usadas como um Farol e muito menos como Ponte do Altíssimo (acesse este link e saiba a diferença entre um farol e uma ponte na obra de Deus: http://pensamentos007.blogspot.com/2011/09/ponte-ou-farol-depende-do-que-esta.html), o sétimo significado da palavra "dispor"(usar livremente) é uma maneira de avaliarmos o que está dentro de nós e quem temos sido para Deus, para detectar os nossos medos, dúvidas, incertezas e etc., que conflitam com a Sua vontade pra nossa vida. Sinceramente, você tem se disposto pra Deus com todas as suas forças? Ele tem tido total liberdade para usar a sua vida como você se consagrou para Ele? A resposta são os seus frutos e boa consciência. 
Você tem medo de algo ou de alguma coisa por causa de um trauma do passado que te machucou? Você teme que uma tragédia em alguma área da sua vida se repita? Há algo que te intimida?
Porque faço tais perguntas? Porque apartir do momento que você se dispõe para Deus, Ele passa a usá-lo(a) livremente, com total liberdade e, uma vez que isso acontece, se cumpre a seguinte profecia: "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. (João 15.2), ou seja, tudo o que acontece na nossa vida, as responsabilidades, as experiências, os problemas, os desafios, os sacrifícios, as pessoas que aparecem em nossa vida e etc., tudo isso pode ser um investimento do Espírito Santo para te fazer crescer espiritualmente, amadurecer, aprender, e até mesmo fazer de você uma pessoa realizada, completa e feliz, e o medo não pode ser o árbitro na nosso vida: "Seja a paz de Cristo o árbrito em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos"(Colossenses 3), árbrito é aquele que dirige ou comanda, num jogo de futebol, por exemplo, a multidão da torcida, os jogadores, a comissão técnica, todo mundo pode reclamar, mas se o árbitro marcou uma inflação, a última palavra é a dele e acabou, assim tem que ser dentro de nós, não pode haver nada que bloqueie a atuação do Espírito Santo em nós, sempre que você se dispor para Deus, Ele vai investir mais e mais em você de várias formas diferentes, Ele nunca vai parar de investir naqueles que tem usado livremente sem bloqueio algum, porque o que Ele quer é que você produza mais e mais frutos de acordo com a sua disposição, Ele é o Maior e o Mais Sábio investidor que existe. Como saber se o que me sobrevêm é de Deus? Como saber se é um investimento dEle para mim crescer, amadurecer, ou até ser completa e feliz? Ora, foi por isso que o Senhor Jesus nos deu a "fé inteligente", para discernir, pesar, analisar, estimar, porque a fé inteligente é o nosso filtro espiritual. Considero minha fé, meu ministério, minha vida espiritual, enfim, num todo, tudo muito embrionário, no entanto, se um desafio ou seja lá o que for, me sobrevir, ou cruzar o meu caminho, por maior que seja, ou por mais que esteja além das minhas forças ou capacidade mental, então, vou usar meu filtro espiritual que é a fé inteligente, e, se eu concluir que é algo ou alguém de Deus que me passe segurança, e principalmente, "espírito" ou me pareça promissor, eu não exito em aceitar, o que eu sei que foi o meu Deus quem mandou. Quando eu era candidato à obreiro o meu pastor me dizia:"Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos", por isso vejo as coisas e pessoas como um investimento de Deus ou do diabo, a fé me faz discernir a diferença, é claro. Quando é do diabo repilo, se tenho dúvida quanto a algo ou alguém sei que não é de Deus, se, porventura, for evidente a mão dEle ali, não me engano, nem me obstruo, se Pedro negou o alimento que Deus mandou do céu por achá-lo estranho, mesmo Ele insistindo por três vezes e sabendo que viera dEle o alimento, Pedro negou, e o alimento foi recolhido, ele perdeu a sua oportunidade (Atos 10.9-16), não pretendo cometer o mesmo erro que Pedro, creio no que o Espírito Santo disse por meio de Paulo: "Portai-vos com sabedoria... aproveitai as oportunidades." (Colossenses 4.5). Embora, não tenhamos alcançado a perfeição de Deus, devemos dia após dia buscar dar liberdade para o Senhor Jesus nos usar, isso exige disposição da nossa parte. Ele é o Maior Investidor do universo, não permita que nada e ninguém faça você deixar de ver e se lembrar disso, certo? Porque "Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos."(João 15.8, Jesus Cristo). Portanto, escute e siga a voz isolada de Deus, se Ele não tem usado você livremente, então se disponha com todas as suas forças, se, por acaso, você tem se disposto e sido usado livremente pelo Espírito Santo, então esteja atento ao Seu Investimento para que você cresça, amadureça, seja completo e realizado, e possa produzir muito mais frutos para o Senhor Jesus. Contudo, o sétimo passo é, deixar-se usar livremente. Deus abençoe . 

dispor.: 1.Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), convenientes(es). 2.Colocar em certa ordem. 3.Estabelecer, prescrever. 4.Predispor. 5.Pôr de acordo, harmonizar. 6.Persuadir. 7. Usar livremente...

                                          De fé em fé