"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição PARTE 7


"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

     8. Desfazer-se (de algo).Realmente Deus é muito Grande e Inimaginável em tudo o que faz e em tudo o que diz. Veja que a promessa feita acima, está muito além dos privilégios que o ser humano merece de Deus, um privilégio que os Seus anjos, num todo, almejam ter, no entanto, mesmo assim Ele nos dá a possibilidade de alcançá-la e servi-lO, e a condição para isso é, simplesmente, "dispor-se". Entretanto, mais uma vez nos enganamos em considerar isso uma coisa tão simples e banal, como o amigo leitor tem acompanhado ao longo de cada classificação e segmento dessa palavra até aqui. E, como era de se esperar quanto à importância do servo de se dispor, não poderia faltar um significado que exprimisse um dos três segredos do altar (livro: segredos do Altar-Bispo Romualdo), a saber, o sacrifício. O sacrifício é, exatamente, a atitude de se desfazer ou abrir mão de algo, por uma causa maior, na qual se acrecita incondicionalmente e que está acima dos seus anseios, riscos, possibilidades, perdas, dores ou qualquer coisa ou pessoa que se oponha ao seu credo(fé). Portanto, quando um servo, verdadeiramente, se dispõe ou pensa em fazê-lo para Deus, isso implica no sacrifício da sua vida em servi-lO e honrá-lO. Ao contrário do que muitos pensam, servir à Deus não é sempre um mar de rosas ou um mundo colorido, existe época para tudo, pra sorrir, pra gozar dos Seus benefícios e tantas outras coisas boas, é uma maravilha, porém, também existe a época de chorar, de se angustiar, de se entristecer, sabe, quando a gente se dispõe para servi-lO com todas as nossas forças, seja como um Farol ou como uma Ponte, nossa vida passar a ser semelhante à uma roda gigante, uma hora estamos em cima outra hora estamos em baixo, quando estamos em cima é o auge, é uma maravilha, mas, e quando estamos em baixo? Como é que é? Ao meu modo de ver, também é uma maravilha, soberano, lindo e majestoso, a diferença é que em baixo sentimos a dor do sacrifício, é mais árduo, não dá pra ficar rindo, feliz e tranquilo a todo momento, nos sentimos mais solitários nesses momentos, embora, nunca estejamos só; choramos, por nós e pelas pessoas, e tantas outras dificuldades, contudo, nada que possa apagar o nosso brilho e a nossa paz interior, nos tornamos como a clara do ovo, onde quanto mais se bate mais se cresce, e, aquele que ama se dar pra Deus com todas as suas forças, não se intimida porque o sacrifício é o seu prazer, tal pessoa é como Calebe que amava guerrear, lutar, o perigo, que não dá desculpa pra Deus, está sempre ali se dispondo, num bom sentido, "procurando sarna pra se coçar", como Davi diante de Golias, do Leão, do Urso e de exércitos mais numerosos que o dele. Davi parecia um maluco, né?! Mas é disso que Deus se agradava nele, e acredito que ainda Se agrada disso nos Seus servos.
     Observe a disposição de Calabe: "Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu;  quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar."(Josué 1410-11), imaginando esse momento de Calebe, até parece fácil como numa cena de um filme, no entanto, tenho certeza que não foi, o sacrifício para ele era uma realidade, contudo, ele tinha "disposição" para efetuá-lo, estava pronto para tudo e, para arriscar tudo, entre tantos outros exemplos que há em Sua Palavra.   
     Pra Deus o sascrifício é indispensável para aqueles que O querem servir, o sacrifício para Ele é um teste de D.N.A espiritual, uma prova de amor e fé da parte dos Seus filhos, afinal, por qual causa Ele sacrificou o Seu Filho Unigênito? Foi por amizade? Foi por diversão? Foi por satisfação? Não, foi por uma única causa, AMOR. Um fato me faz entender o porque de Deus valorizar tanto pessoas com tal disposição: "E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra." (Hebreus 11.32-38), Ele considera o mundo indgna de tais pessoas, muito forte isso! 
    Portanto, se disponha sem medo pra Deus, não permita que o seu desejo para com Ele seja sufocado pelas satisfações pessoais, tenha coragem para sacrificar ou se desfazer do que tiver que se desfazer, Deus conta com essa atitude sacrificial, use a fé inteligente, você sabe qual é o seu dom, o seu chamado, sua disposição. E sabe porque? Porque foi Ele quem colocou isso dentro de você, sê forte e corajoso. Isso tornará você precioso aos olhos de Deus e, Ele fará o mundo indigno de você, é por isso que o Nascido de Deus vence o mundo. Portanto, o oitavo passo é, Desfazer-se (de algo). Deus abençoe.

dispor.: 1.Arrumar, colocar em lugar(res), próprio(os), adequado(os), convenientes(es). 2.Colocar em certa ordem. 3.Estabelecer, prescrever. 4.Predispor. 5.Pôr de acordo, harmonizar. 6.Persuadir. 7. Usar livremente. 8.Desfazer-se (de algo)...


                                          De fé em fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário