"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

sábado, 15 de outubro de 2011

Ponte ou Farol? O Segredo da Disposição FINAL



"Dispõe-te, resplandesce, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. (Isaías 60.1-5).

14. Dedicar-se – Além de ser o último significado da palavra “dispor”, é um dos sentidos mais importante vistos até aqui. Dedicação é algo indispensável para aqueles que almejam fazer a obra de Deus, pois envolve empenho, espontaneidade, prazer, zelo, carinho e amor pela obra, e pelas almas, afinal, apenas quem realmente ama servi-LO, apenas os que têm amor pelas almas e pela Sua obra, são capazes de abdicar da sua vida por elas, parcial ou totalmente. Estes últimos, são mais ousados na maneira como se dispõem, são, verdadeiros, malucos da fé, pois abrem mão de tudo e todos para viver em dedicação exclusiva das almas e da obra de Deus.
    Porque há pessoas que são capazes de tomar tal atitude? De onde vem tamanha coragem e predisposição? A resposta é AMOR. Quanto mais uma pessoa se doa e se dá, mais ela passa a amar o que faz. Quanto mais a pessoa se dispor, mais esse amor irá crescer dentro dela, é algo relativo, se ela não limitar a sua disposição em servir, o amor também nunca deixará de crescer, o próprio Espírito Santo se certifica de fazer esse amor se agigantar no seu coração, porque o que Ele mais almeja são pessoas para servi-LO, e de acordo com a disposição de cada uma que encontra, Ele coloca o Seu Amor dentro dela, é como o Senhor Jesus enfatizou: “a árvore que produz bom fruto, o Pai a limpa para que produza mais fruto ainda”. Por exemplo, Deus tinha sete filhos de Jessé robustos, de bela aparência, altos e fortes para assumir o lugar de Saul no reinado de Israel, no entanto, Ele já havia fisgado os olhos no mais moço, o mais franzino e rejeitado, Davi. Davi não tinha do lado de fora aquilo que um rei precisava ter, mas tinha o necessário do lado de dentro, e foi o que chamou a atenção de Deus, a disposição de Davi em glorificá-LO: “... porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (1Samuel 16.7), essa disposição de Davi fez nascer um laço de amor muito forte entre ele e Deus, algo muito intenso, uma relação que levou-o a ser chamado “homem segundo o coração de Deus”, era imensurável o amor de Davi pelo povo de Israel, o cuidado que tinha para que eles não se afastassem de Deus, sem contar o zelo pela obra de Deus, uma vez ele disse pra Deus: “Que o zelo da Tua casa me consuma”, a sua disposição deu origem ao Amor, e deste, se originou a dedicação com a qual ele servia ao seu Senhor. Até o fim da vida a sua preocupação foi com o povo e com o Templo (que mais tarde foi construído por Salomão), na realidade, toda a sua vida foi em dedicação a servir a Deus, é possível constatar a sua disposição e dedicação ao ler o livro de Salmos que ele escreveu, ele se expressa de uma maneira intensa e envolvente.
 Portanto, a dedicação é um tempero especial que o tem que ter, pois significa se oferecer com afeto, consagrar-se, votar-se, pôr-se ao serviço, significa também abnegação, devoção. A dedicação é, infinitamente, importante para Deus, ela expressa os sentimentos e a fé da pessoa que se dispõe para com Ele. Da mesma forma como este é o último sentido da palavra “dispor”, exigida por Deus para aqueles que O querem servir, conforme a promessa feita no início desse texto, assim também a dedicação é a prova real para quem deseja servi-LO, a dedicação fecha como chave de ouro a condição que um servo deve assumir diante de Deus. Portanto, se disponha, e se dedique com toda a sua força e com toda a sua vida em servi-LO, pode ser aparentemente, difícil, no entanto, quem ama de verdade se dedica, não mede esforços para com Deus, quem ama se sacrifica por uma causa maior que sua própria vida, é duro escrever isso, porque é uma realidade na minha vida, não há palavras suficientes para descrever o que é servir a Deus, está muito além da nossa imaginação, contudo, sinto-me honrado por tudo o que Ele fez e tem feito na minha vida e ministério, sinceramente, não tenho do que reclamar, eu tenho tudo o que eu preciso, eu tenho Ele como minha herança, como os levitas O tinham, e nessa fé nós vamos em frente, siga o desejo que Ele colocou dentro de você, se disponha com toda a sua força, tenha como bússola espiritual os sentidos que aprendemos com essa palavra (dispor), assim sendo, vai dar tudo certo em nome do Senhor Jesus. Portanto, o décimo quarto e último passo é “Dedicar-se”. Deus abençoe a todos.  


          “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo.” (João 10.29,  Jesus Cristo)

Dispor: 1. Arrumar, colocar em lugar (res), próprio (os), adequado (os), conveniente (es). 2. Colocar em certa ordem. 3. Estabelecer, prescrever. 4. Predispor. 5. Pôr de acordo, harmonizar. 6. Persuadir. 7. Usar livremente. 8. Desfazer-se (de algo). 9. Ter a posse. 10. Resolver em caráter definitivo. 11. Decidir-se. 12. Dispor. 13. Preparar-se. 14. Dedicar-se.


                                                             De fé em fé



Nenhum comentário:

Postar um comentário