"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Importância do primeiro amor


    Você já parou pra se perguntar porque há pessoas que caem na fé, mesmo não estando na prática do pecado e da vida mundana? Você acredita que haja um jeito de perder o Espírito Santo mesmo sem viver no pecado? Você acredita que mesmo levando uma vida religiosamente regrada, há algum risco de perder o Espírito de Deus?
    Acredito que haja essa possibilidade sim. Existe uma coisa que Deus não aceita que venha deixar de existir, dentro de nenhum dos seus servos: O Primeiro Amor. Embora, o fato de deixar o primeiro amor, não quer dizer que você perde, instantaneamente, o Espírito Santo. Entretanto, corre o sério risco de perdê-LO.
    Vou exemplificar assinalando a situação espiritual dos membros da Igreja da cidade Éfeso: "Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas cousas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro...(Ap. 2.1) - é importante logo de início, entender que esses sete candeeiros são os sete Espíritos de Deus, as sete virtudes do Espírito Santo, a saber, Sua plenitude (Isaías 11.2). Prosseguindo diz mais: "Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmo se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer."(Ap.2.2-3). Até aqui é visto um povo de fé, evangelista, perseverante, que não suporta vinculos com incrédulos e maus cristãos, um povo maduro por usar a fé inteligente, que tem discernimento de quem é e quem não é de Deus, um povo que não é movido pela emoção, um povo que mesmo em meio às perseguições não desanima, permanece firme e forte na fé, enfim, pessoas que não só aparentam, mas que estão bem espiritualmente.    
   Entretanto, mesmo estando todos bem e na fé, pra Deus algo estava errado, algo que para Ele era e é inaceitável deixar de existir, e isso podia colocar tudo a perder, então disse Ele: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor."(Ap.2.4). Era exatamente isso que estava errado, a abandono do primeiro amor.
O primeiro amor se refere ao início de tudo, da sua conversão, da sua comunhão com Ele, do seu serviço na Sua obra, da paixão pelas almas, enfim, o primeiro amor é uma espécie de "Lua-de-Mel" espiritual.
   Eu pergunto pra você: Nos dias de hoje você permanece naquele primeiro amor de anos ou meses atrás? Você cuida da sua comunhão com Deus como no princípio? Você busca como antes? Você lê a Bíblia como antes? E as pessoas da sua igreja, como têm cuidado delas? É como antes? Qual o sentimento de amor que você tem por aqueles que estão lá fora, na mão do diabo? É o mesmo amor de antes? Sua expectativa com relação a ser usado por Deus, é como antes? Ou você pensa muito no seu futuro promissor? Você ainda é aquela que no primeiro amor queria mudar o mundo?
   Talvez você esteja como a igreja de Éfeso, na fé, bem com Deus, desviando-se do mal e das pessoas carnais, mas, e o primeiro amor? Talvez como foi com aquela igreja, Deus têm tido contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. E Ele em toda a Sua Sabedoria passou a seguinte sugestão em relação a isso: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras;(Ap.2.5)... Primeiro: Ele mandou lembrar, que é recordar e meditar, não tem nada a ver com parar pra sentir o que sentia antes, mas lembrar o que era e de como era antes. Segundo: Se arrepender, porque deixar o primeiro amor é uma falta de gratidão, por se esquecer da salvação e do que Deus fez na sua vida. Terceiro: Voltar ao primeiro amor, porque não basta recordar de quem já fui pra Deus, me arrepender e ficar na mesma, até porque o remorso é quem faz a pessoa ficar na mesma, o arrependimento leva á uma correção e retomada do primeiro amor.
    No entanto, se alguém se considera auto-sufuciente, Ele fala a respeito de uma consequência para aqueles que ignoram o retorno ao primeiro amor: "E, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas."(Ap.2.5). Pelo que foi dito no início, você já deve saber o que é esse candeeiro, não é verdade?! Exatamente, o Espírito Santo, a única coisa que garante a permanência dEle dentro de nós é o primeiro amor, a Eterna "Lua-de-Mel", e ressalvo, não tem nada a ver com voltar a sentir o que você sentia antes, isso é o de menos, mas tem a ver com quem você era pra Deus, como fazia pra Ele e do sentimento para com as almas sofridas.
    Caro leitor, a igreja de Éfeso não estava mal, assim como espero que você também não esteja, tanto é que Ele prossegue dizendo: "Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio."(Ap.2.6). Mas o detalhe que estava colocando tudo a perder, era o abandono do primeiro amor. Deus queria que essa falha fosse corrigida, é o que Ele quer que aconteça apartir de agora. Porque isso pode custar a perda do candeeiro que há dentro de ti, ainda que não estejas em pecado.
    Bem, compartilhei isso com as pessoas quarta-feira e queria também compartilhar com você.
     
Que tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas...(Apocalipse 2.7) Deus abençoe.

                                                  De fé em fé




Nenhum comentário:

Postar um comentário