"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84.3) L. jr

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DANIEL: O caráter: Personalidade do Espírito Santo

    Daniel foi um homem posto à prova diante de situações muito difíceis, em que apenas o verdadeiro  nascido do Espírito seria capaz de suportá-las e subjugá-las. Entretanto, por ser cheio do Espírito Santo, Daniel crescia, destacando-se grandemente em tudo o que empreendia no reinado de Nabucodonosor, na época do reinado de Dario foi novamente lembrado por Deus e engrandecido, foi constituído pelo rei Dario como um dos três presidentes do império babilônico, no entanto, ele se distinguia dos outros por haver nele outro Espírito: “Então o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.” (Daniel 6.3), veja que de tal forma Daniel se destacava, que o rei Dario pensava em colocá-lo no controle absoluto do seu império. Não obstante essa intenção do rei, os demais movidos de inveja, buscavam uma maneira de destruir a Daniel, contudo, não encontravam meios de prejudicá-lo, pois pelo fato de ser um homem de Deus, o seu caráter era moldado pelo Espírito Santo, evidenciado pelos Seus frutos e destacando-se a fidelidade: “Então, os presidentes e sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel...” (Daniel 6.4), sim, porque é impossível alguém dizer que tem o Espírito Santo e não ter o caráter moldado pelos frutos dEle. A fidelidade retrata a integridade do Nascido de Deus diante de situações difíceis que porão à prova a sua honestidade. Algumas pessoas se dizem filhas de Deus, no entanto, em contrapartida, a sua natureza é inversa ao do Espírito Santo, uma vez que praticam a injustiça, em parte são caluniadoras, em parte são fraudulentas e assim vai  seguindo a lista. Na realidade, são pseudo-filhos de Deus, em cujo coração não há a genuína sinceridade, pelo fato de querer ser visto pelo homem, buscando a sua própria glória e seus próprios interesses.
   O caráter de Daniel foi visto por meios das suas contínuas atitudes, nas quais era manifesta a sua fidelidade , ainda que o rei não estivesse vendo o seu trabalho, pois o temor do Espírito imperava no coração de Daniel, muito embora não procedesse dessa maneira por causa do rei, mas devido à natureza divina que havia nele. Da mesma feita deve ser o caráter do verdadeiro nascido de Deus, isso deve estar na sua genética espiritual, e a própria palavra de Deus evidencia isso dizendo: “não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;” (Efésios 6.6).
   Contudo, o caráter é um tipo de identidade que mostra continuamente o que está dentro de uma pessoa, ou seja, ela pode até tentar mostrar com algumas boas obras o que ela não é, mas nunca consegue segurar por muito tempo a fera que há dentro de si. Entretanto, uma vez que este caráter é o do Espírito Santo, ninguém será capaz de lhe causar nenhum dano destrutivo, pois a sua sinceridade e honestidade a justificará diante das injustiças sofridas, o caráter sincero e fiel é a defesa do nascido de Deus em meio às tribulações enfrentadas sem o uso de palavra alguma, a exemplo do Senhor Jesus que quanto esteve perante Pilatos foi acusado de vários delitos contra Deus e a religião judaica, por testemunhas falsas, sacerdotes e fariseus, e uma vez interrogado por Pilatos não respondia palavra alguma a respeito daquilo de que era acusado, contudo, Pilatos dizia aos demais presente: “não vejo neste Homem crime algum”. O caráter do Espírito Santo além de defender, engrandece aqueles que Lhe pertencem, Daniel chegou naquele reino como escravo, contudo, se tornou autoridade majoritária abaixo apenas do rei, é isso o que Deus faz com aquele que mantêm o seu caráter fiel à natureza divina. E, naturalmente como aconteceu com Daniel, a pessoa que permanece fiel no seu caráter e vida com Deus, despertará incômodos naqueles que não nasceram de Deus, e embora seja perseguida, tal pessoa não poderá ser destruída, ainda que sofra injustiças e em dados momentos seja prejudicada. Entretanto, isso é bom, porque nisto é visto quem é e quem não é do Espírito, assim como ocorreu com Daniel, porque se ele não fosse de Deus certamente seria destruído pelos seus perseguidores, no entanto, se a pessoa é nascida do Deus, nesse momento acontecerá o despertar do dom do Espírito Santo presente, especialmente, no nascido de Deus, a . Deus abençoe.  
                                                De fé em fé
                                                                                                                                                         Lima Júnior  

2 comentários:

  1. ta ligado amigo forte ne que assim seja em nossas vidas Deus te abençoe meu amigo =)

    ResponderExcluir
  2. Ta Ligado amigO, e esse EspiritO que tem que existe dentro de nós nos dias de hoje para que pOssamOs grademente mOstrar o teu nome nas nOssas vidas.

    Deus te abençõe sempre.

    ResponderExcluir